JMV

Juventude Mariana Vicentina

JMV – O que é?

A Associação da Juventude Mariana Vicentina, constituída em fidelidade às orientações da Igreja e à luz das Diretrizes Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, é a mesma Associação dos Filhos e Filhas de Maria Imaculada, que teve origem nas aparições de Maria a Santa Catarina Labouré em Paris, no ano de 1830.
Esta é uma Associação de jovens, da Igreja Católica, com espiritualidade mariana e carisma vicentino, orientados para o serviço concreto aos jovens e aos mais pobres.

Origem

Sua origem está intimamente ligada às aparições da Santíssima Virgem a Santa Catarina Labouré em 1830, na Capela da Medalha Milagrosa, em Paris, França. Por vontade expressa de Nossa Senhora, nasceu esta Associação destinada aos jovens, sob o nome de “Associação dos Filhos e Filhas de Maria Imaculada”.
A Associação dos Filhos e Filhas de Maria Imaculada foi aprovada pelo Soberano Pontífice Pio IX nos decretos de 20 de junho de 1847 e de 19 de julho de 1850, posteriormente, confirmados por outras disposições da Santa Sé.

Natureza

A Associação da Juventude Mariana Vicentina é por sua natureza:

a. ECLESIAL – Os membros da Associação comprometem-se a viver e trabalhar, ativa e responsavelmente, em comunhão com os membros da Igreja Católica e seus pastores em âmbito mundial e local.
b. LAICAL – É uma Associação formada, principalmente, por jovens leigos dentro do marco das Associações Laicais Internacionais de Fiéis. (Cf. Cânones. 298-329).
c. MARIANA – Os membros da Associação comprometem-se no seguimento a Jesus Cristo. Descobrem Maria, no Evangelho, como modelo para todos os fiéis; acolhem, em virtude de sua fé, a presença de Deus Pai em seu Filho Jesus Cristo na comunhão do Espírito Santo. Escutam sua Palavra e vivem em conformidade com ela. Encontram, igualmente em Maria, Mãe do Senhor, a inspiração que os ajuda, com a força do Espírito, a caminhar e ao longo de sua vida na fé e na caridade afetiva e efetiva que gera a justiça.
d. VICENTINA – Por seu nascimento no seio da família de São Vicente de Paulo, inspira-se no Carisma Vicentino e faz da evangelização e do serviço aos pobres uma das características distintivas de sua presença na Igreja.
e. MISSIONÁRIA – Seus membros comprometem-se a ser missionários dando testemunho do seu amor a Cristo e à humanidade, com sua palavra e seu trabalho no meio em que vivem, essencialmente, por sua opção de trabalho pelos jovens e mais necessitados.

Finalidades e meios

A contemplação de Cristo, o olhar atento sobre o exemplo de Maria e a imitação das virtudes de São Vicente de Paulo serão as fontes animadoras e a força que permitirão à JMV alcançar seus objetivos:
a.Formar seus membros para que vivam uma fé sólida, no seguimento de Jesus Cristo, Evangelizador dos Pobres.
b.Despertar nos jovens o amor e a devoção a Maria, vivendo e rezando com ela na simplicidade e na humildade, assumindo a espiritualidade do Magnificat.
c.Suscitar, animar e manter o espírito vicentino, sobretudo, através das experiências missionárias, em especial, com os jovens e/ou mais necessitados.
d.Preparar os membros da Associação, individual e comunitariamente, para colaborarem na Igreja e na sociedade com os demais agentes de pastoral, seguindo as orientações da hierarquia da Igreja universal e local.
Para atingir os seus objetivos, a JMV colocará à disposição de seus membros todos os meios que julgar adequado, tais como: Assembleias Nacionais, Provinciais e Regionais; Cursos; Missões; Retiros Espirituais; Apostolado entre os Marginalizados; Catequese; Círculos Bíblicos, Reuniões em Famílias, etc.

Membros

A Associação é composta por crianças, adolescentes e, especialmente, por jovens leigos segundo o pedido da Santíssima Virgem. Os membros, solteiros ou casados, comprometem-se, voluntariamente, a viver segundo a espiritualidade Mariana, própria da Associação, a trabalhar apostolicamente no Espírito Vicentino, de acordo com os planos e projetos sócio-pastorais da Associação e a observar seus estatutos.

 

 

Subdividem-se em:

a. Crianças (de 08 a 12 anos).
b. Adolescentes (de 13 a 17 anos).
c. Jovens (de 18 a 30 anos).

Nossa organização

Nossos encontros

Todas às terças-feiras de 12h às 13h hrs
JMV – Colégio Vicentino Padre Corrêa